Inauguradas obras de melhoria nas ruas da Lardosa

Inauguradas obras de melhoria nas ruas da Lardosa

Foi requalificada e alargada a Rua 3 do Bairro José Bento, na Lardosa, concelho de Castelo Branco, vulgarmente conhecido por Caminho Ribeiro Dianteiro, através de um investimento de cerca de 134 mil euros por parte da autarquia albicastrense, dando assim resposta a um desejo de há já largos anos da população.

A Câmara de Castelo Branco refere que foram, também, construídas redes de drenagem pluvial na Rua da Alverca e na Rua da Fonte da Coberta e foi renovada a rede de distribuição da água na Travessa do Rossio, numa empreitada de 70 mil euros, levada a cabo pelos Serviços Municipalizados de Castelo Branco, que aperfeiçoou os serviços de abastecimento de água e de gestão de águas residuais e pluviais, “essenciais à saúde e segurança pública, ao bem-estar dos cidadãos e à sustentabilidade”.

A inauguração das obras decorreu por ocasião das comemorações dos 802 anos do Foral da Lardosa, onde o presidente da Câmara de Castelo Branco constatou que esta requalificação “era um problema que se arrastava há muito tempo e nós fizemos o projeto, levámos a concurso e executámos esta obra muito importante para a Lardosa”. Leopoldo Rodrigues esclareceu que “as intervenções realizadas no âmbito dos Serviços Municipalizados vieram melhorar muito as condições nesta rua, nomeadamente questões relacionadas com o excesso de água e inundações”. O autarca acrescentou, ainda, que no final da rua ficou um espaço considerável para que se consiga inverter a marcha sem problemas.

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia da Lardosa referiu que esta era “uma reivindicação dos moradores, que passou por vários executivos e, desta vez, não podíamos deixar passar mais, pois já eram quase 20 anos de reivindicações”. José Dâmaso explicou que “o caso foi exposto ao atual Executivo da Câmara, que acatou com energia e deu aval para avançar”.

Para o ideal alargamento da via, foi fundamental a doação de “500m ao longo da rua pelo proprietário dos terrenos ao lado”. Esta requalificação foi, de facto, “uma mais-valia para os habitantes”, pois “a rua ficou arranjadinha, pavimentada, com muros laterais e vedação e também levou portões novos”, acrescentou José Dâmaso.