A 2ª fase dos trabalhos da empreitada de ‘Conservação e Beneficiação do Troço de Ligação entre a Rotunda da Igreja da Graça e a Rotunda do Vale do Romeiro’, em Castelo Branco, já tiveram início. O projeto é levado a cabo pela autarquia albicastrense, no valor de cerca de 204 mil euros.
A intervenção acontece no início da Avenida da Europa, entre a Rotunda da Mina e a Rotunda do Vale do Romeiro, num troço de aproximadamente 60m, cujo pavimento será alvo de fresagem, seguida da reconstrução da camada fresada.
A Câmara Municipal explica que nesta 2ª fase dos trabalhos, o trânsito está interdito entre a Rotunda da Mina e a Rotunda do Vale do Romeiro, sendo a circulação realizada por percursos alternativos devidamente sinalizados.
A 1ª fase desta empreitada já está concluída e decorreu na Rua da Graça (entre a Rotunda da Igreja da Graça e a Rotunda da Mina, com cerca de 500m).
A autarquia conta ainda que os ramos de saída para a EN233 e para a Avenida do Dia de Portugal, na Rotunda da Mina, também serão tratados, de forma a evitar o alastramento das fendas existentes. Por sua vez, a Rotunda do Vale do Romeiro terá um plano de intervenção ao nível estrutural, dado que apresenta um revestimento com bastantes níveis de degradação, como fendilhação, abatimentos e desagregação de materiais, pois está sujeito a fortes ações de tração devido ao seu reduzido raio interno. Serão feitos os saneamentos de toda a faixa de rodagem e respetivos acessos e a reconstrução das várias camadas de pavimento.
Consciente dos transtornos que este tipo de trabalhos provoca, a Câmara de Castelo Branco apela à compreensão de todos.
Na empreitada, foi também contemplada a execução de duas travessias para infraestruturas elétricas que envolveram a abertura de vala e implementação de tubagens.