Oleiros reforça defesa da floresta com novo reservatório

Oleiros reforça defesa da floresta com novo reservatório

O Município de Oleiros iniciou a construção de mais um novo reservatório de Defesa da Floresta Contra Incêndios, localizado no Carujo, na Freguesia de Oleiros-Amieira.

O presidente da autarquia, Miguel Marques, explica que “estes reservatórios destinam-se aos meios aéreos e terrestres, possibilitam uma intervenção bem mais eficaz e atempada no terreno, o que pode fazer toda a diferença na proteção da nossa floresta, das propriedades e, num caso extremo, de vidas humanas”.

A estrutura, tal como as restantes 18 construídas por todo o concelho em vários pontos estratégicos definidos pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, tem capacidade para 787 mil litros de água e deverá estar operacional antes do verão.

O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, Luís Antunes, sustenta que “estas estruturas permitem poupar tempo aos bombeiros em busca de água e ao mesmo tempo aproveitam um recurso natural existente que são as nascentes”.

Para a construção dos reservatórios de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a Câmara de Oleiros contou com a colaboração de alguns proprietários na cedência dos terrenos.