O projeto “Teatro Chama – Não Brinques com o Fogo”, promovido pelo Ministério da Cultura e pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, chega esta 3ªfeira, 28 de janeiro, a Proença-a-Nova.
Com o espetáculo “Sob a Terra”, da Companhia de Teatro Leirena, este projeto, lançado em 2020 e apoiado pelas Direções Regionais de Cultura, utiliza as artes para consciencializar a população sobre comportamentos de risco no uso do fogo, além de promover a valorização do território rural e do património florestal.
O espetáculo vai ser apresentado em vários municípios da região Centro, entre eles está Proença-a-Nova. A peça, encenada por Frédéric da Cruz Pires, conta com a música de Surma e projeções digitais em tempo real de Nuno Viegas, prometendo uma experiência imersiva que combina teatro, música e artes visuais. Com o fogo como figura central, o espetáculo convida o público a refletir sobre a prevenção de incêndios rurais e o impacto de comportamentos responsáveis na proteção das florestas e comunidades.
“Sob a Terra” vai ser apresentado no Auditório dos Paços do Concelho de Proença-a-Nova, às 14h.