A InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro -, com sede em Castelo Branco, obteve do Governo, por meio da Agência para a Competitividade e Inovação, a renovação do reconhecimento de cluster de competitividade até 2030.
Com mais de 38 projetos realizados e sete em andamento, a InovCluster empenha-se na “valorização, inclusive com recursos, de diferentes setores da atividade económica”.
De acordo com a associação, segundo fontes, a renovação “consagra uma trajetória de 15 anos dedicada à contribuição da produtividade nacional e internacional da Região Centro de Portugal, bem como das empresas em processos de inovação”, inclusive a agroalimentar e também a “transferência de conhecimento, formação, desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, marketing e internacionalização”.
Com as atividades da InovCluster em avaliação pela Agência para a Competitividade e Inovação para certificar os seus propósitos com relação aos “clusters de competitividade com impacto nacional”, o reconhecimento sinaliza também a importância da associação e do entendimento sobre a relevância e “valorização económica e social do conhecimento”, bem como dos “domínios das transições ecológicas e digital”.
A diretora-executiva da InovCluster, explica que o “reconhecimento dos clusters de competitividade nacional visa incentivar a mobilização dos atores económicos para a partilha colaborativa de conhecimento”. Christelle Domingos realçou ainda que as “ações” estão centradas na “eficiência coletiva nos domínios da investigação e desenvolvimento e inovação, da capacitação, da internacionalização e na sustentabilidade dos recursos que permita dar à economia nacional uma dimensão tendencialmente mais global”.
A InovCluster alinha-se ao continente europeu por uma “transição” de “neutralidade climática e para a liderança digital, visando traçar uma estratégia industrial consubstanciada na inovação dos ecossistemas industriais que definiu e onde as PME devem ser tidas em conta em todas as ações no âmbito desta estratégia”.
A Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, apoiada pelo Município de Castelo Branco, integra um consórcio com mais duas entidades, resultado de um protocolo entre a PortugalFoods e a PortugalFresh.
A InovCluster conta com “145 associados, dos quais 109 são empresas, 15 são Associações/Cooperativas, 12 Instituições de Ensino Superior, Instituições de Investigação e Desenvolvimento ligadas ao setor agroindustrial e 9 entidades públicas”.