A Junta de Freguesia de Castelo Branco está a levar a cabo a primeira edição do Orçamento Participativo Sénior.
As candidaturas podem ser entregues até 30 de junho, com o intuito de serem apresentados projetos de intervenção de bem-estar comunitário à população sénior.
Esta iniciativa é dirigida a toda a comunidade da freguesia, com 65 anos ou mais. Durante a apresentação, José Dias Pires, presidente da Junta de Freguesia, explicou que serão eleitos dois projetos, que terão uma verba de 5 mil euros, para cada um, para a sua execução.
O Orçamento Participativo Sénior é um mecanismo de promoção da cidadania ativa e de democracia participativa, que procura um envolvimento dos cidadãos maiores de 65 anos através da oferta da oportunidade de poderem propor e concretizar projetos de
interesse para a população sénior da Freguesia de Castelo Branco, referiu o seu presidente José Dias Pires.
Assim, após o período de entrega da candidatura (30 de junho), será feira a análise e seleção de quatro das propostas submetidas (1 a 15 de julho). A apresentação, defesa e votação das propostas selecionadas vai acontecer em Assembleia de Freguesia Extraordinária, marcada para 15 de setembro, como revela o regulamento. Já a atribuição dos prémios aos projetos vencedores será a 28 de outubro.
Ricardo Pires Coelho