O Serviço de Gastrenterologia da ULS – Unidade Local de Saúde – de Castelo Branco e o Grupo Português de Ultrassons em Gastrenterologia realizaram o 20º curso de Ultrassonografia Clínica para Gastrenterologistas.
A ecografia clínica digestiva, realizada com o intuito de tomar decisões clínicas imediatas é atualmente um método de rotina na prática médica diária. Pretendendo responder com brevidade às dúvidas clínicas tendo em conta os sinais e sintomas, é na verdade, uma extensão direta do exame físico que permitiu ao gastrenterologista, um avanço impressionante na capacidade de decisão e que motivou alteração dos protocolos de abordagem de muitas patologias, explica a ULS albicastrense.
Ao longo dos últimos anos, o curso tem tido um sucesso indiscutível, assumindo uma relevância reforçada na formação adequada em ecografia dos futuros especialistas, pelo que foi neste contexto que a organização promoveu mais um Curso teórico-prático de Ultrassonografia Clínica para Gastrenterologistas.
O Conselho de Administração da ULS de Castelo Branco felicita esta iniciativa bem como a colaboração de todos os que tiveram envolvidos neste encontro.