IPCB avança em Projeto Inovador de Telecomunicações 5G

IPCB avança em Projeto Inovador de Telecomunicações 5G O IPCB - Instituto Politécnico de Castelo Branco - viu aprovada uma candidatura para um projeto de investigação e desenvolvimento na área das redes de telecomunicações 5G avançadas, com o nome de Projeto 5GAdvanced. Financiado pelo CENTRO 2030: Programa Regional do Centro, o projeto conta com um financiamento de 406.857,60€ que será destinado ao desenvolvimento de tecnologias no setor das telecomunicações. A instituição de ensino conta que, liderado pela empresa tecnológica Allbesmart Lda, uma spin-off do IPCB, o projeto coordenado pelo docente da Escola Superior de Tecnologia, Paulo Marques, tem como objetivo a investigação e o desenvolvimento de componentes de software para estações base 5G, com a capacidade de operar na faixa de frequências rádio dos 28GHz. Esta iniciativa visa não apenas avançar a infraestrutura 5G, mas também posicionar a região na vanguarda das tecnologias que estarão na base da futura rede 6G, prevista para chegar ao mercado em 2030. O Projeto 5GAdvanced coloca o IPCB na linha de frente da inovação tecnológica no setor das telecomunicações, consolidando a instituição como um centro de excelência nesta área de pesquisa, sendo um empreendimento “tecnicamente muito ambicioso”. A parceria entre o IPCB e a Allbesmart Lda, é um excelente exemplo de colaboração bem-sucedida entre a academia e a indústria. A Allbesmart, conta com 12 engenheiros altamente qualificados na sua equipa, a maioria formados na Escola Superior de Tecnologia, já exporta estações base 5G para mais de 30 países, salientando o impacto global que a cooperação entre a academia e o setor privado tem gerado na região. Este projeto representa não apenas uma oportunidade de avanço tecnológico, mas também um passo importante para o desenvolvimento económico e científico da região, posicionando o IPCB crucial no cenário das telecomunicações de próxima geração.

O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – viu aprovada uma candidatura para um projeto de investigação e desenvolvimento na área das redes de telecomunicações 5G avançadas, com o nome de Projeto 5GAdvanced.

Financiado pelo CENTRO 2030: Programa Regional do Centro, o projeto conta com um financiamento de 406.857,60€ que será destinado ao desenvolvimento de tecnologias no setor das telecomunicações.

A instituição de ensino conta que, liderado pela empresa tecnológica Allbesmart Lda, uma spin-off do IPCB, o projeto coordenado pelo docente da Escola Superior de Tecnologia, Paulo Marques, tem como objetivo a investigação e o desenvolvimento de componentes de software para estações base 5G, com a capacidade de operar na faixa de frequências rádio dos 28GHz. Esta iniciativa visa não apenas avançar a infraestrutura 5G, mas também posicionar a região na vanguarda das tecnologias que estarão na base da futura rede 6G, prevista para chegar ao mercado em 2030.

O Projeto 5GAdvanced coloca o IPCB na linha de frente da inovação tecnológica no setor das telecomunicações, consolidando a instituição como um centro de excelência nesta área de pesquisa, sendo um empreendimento “tecnicamente muito ambicioso”.

A parceria entre o IPCB e a Allbesmart Lda, é um excelente exemplo de colaboração bem-sucedida entre a academia e a indústria. A Allbesmart, conta com 12 engenheiros altamente qualificados na sua equipa, a maioria formados na Escola Superior de Tecnologia, já exporta estações base 5G para mais de 30 países, salientando o impacto global que a cooperação entre a academia e o setor privado tem gerado na região.

Este projeto representa não apenas uma oportunidade de avanço tecnológico, mas também um passo importante para o desenvolvimento económico e científico da região, posicionando o IPCB crucial no cenário das telecomunicações de próxima geração.