A Feira do Queijo em Alcains, no concelho de Castelo Branco, dá lugar ao Portugal Cheese Festival, piscando o olho à internacionalização.
O certame vai decorrer entre 6ªfeira e domingo, 5 a 7 de maio, e, além da mudança do nome, várias são as novidades. O evento vai decorrer nas instalações da antiga Escola Secundária EB 2,3 S. José Sanches, que ganha uma nova vida e renovada utilidade. A entrada é gratuita.
O Portugal Cheese Festival tem como objetivo unir num evento associado ao setor do queijo as componentes de conhecimento, comercialização, experimentação e de lazer.
Em conferência de imprensa foi referido que esta mudança pretende dar um passo na afirmação do queijo da região, de olhos postos na internacionalização, e assim estimular esta atividade económica e ser o epicentro da fileira.
O projeto quer dar continuidade ao que se estava a fazer no setor, com o propósito de investir, debater, refletir e encontrar respostas para o setor do queijo, afirmou Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco.
No entanto, estas mudanças não foram de todo bem aceites pela população de Alcains. Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, disse estar consciente e que compreende as manifestações de insatisfação. Alterações essas que, para dar um passo em frente, eram necessárias, acrescentou.
Um evento que pretende ter uma perspetiva e dinâmica diferente, não só na vertente do consumidor, como para toda a fileira do queijo, realçou Milena Santos, presidente da Junta de Freguesia de Alcains.
Para Milena Santos, presidente da Junta de Freguesia de Alcains, o Portugal Cheese Festival vai projetar a região além-fronteiras. Além do queijo como sabor principal, o evento irá também servir música e animação. Eduardo Madeira, Os Quatro e Meia (dia 5) e D.A.M.A (dia 6) são os cabeças de cartaz. O humorista Eduardo Madeira é o embaixador do festival e “promete momentos de boa disposição a todos os visitantes”, estando a sua presença garantida durante os três dias.
Ricardo Pires Coelho