A aldeia de São Miguel d’Acha, no concelho de Idanha-a-Nova, recebeu inúmeros visitantes para celebrar os sabores e aromas do outono.
Quem o diz é a autarquia idanhense em nota, onde refere que foram dois dias em que se aproveitou o melhor do São Martinho, com degustações de vinhos, licores e produtos regionais, num ambiente repleto de música e animação cultural.
O evento comemorou também Dia Internacional do Enoturismo (10 de novembro), com uma programação especial de provas de vinhos, palestras e atividades dedicadas ao enoturismo e à produção local.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova destacou a qualidade das gentes e dos produtos locais, afirmando que “aqui, onde a terra e as tradições se encontram, temos o orgulho de dizer que as nossas gentes e os nossos produtos são do melhor se faz por aí”. Armindo Jacinto disse que “cada sabor, cada gesto, cada criação carrega a dedicação e a autenticidade da nossa gente, que trabalha com o coração e respeita o saber antigo, mantendo vivo o espírito do nosso concelho”. O autarca acrescentou que “é essa qualidade única e inigualável, nascida de uma profunda ligação às nossas raízes, que nos torna verdadeiramente especiais”, reforçando a importância do festival para fortalecer a microeconomia e o orgulho regional.
Por sua vez, a presidente da Junta de Freguesia de São Miguel d’Acha agradeceu a todos quantos se envolveram no festival. Ana Cristina Geraldes afirmou que “este festival não é apenas uma festa, mas uma manifestação viva da nossa cultura e do nosso espírito de comunidade”.
Deixamos a classificação do Concurso de Licores:
1.º Licor de Limão – Gingeropes [São Miguel de Acha]
2.º Licor de Eucalipto – António Alexandre [São Miguel de Acha]
3.º Licor de Mel – Koem Delux [Rosmaninhal]