O IPCB – Insituto Politécnico de Castelo Branco – participou no Dia Municipal para a Igualdade celebrado no Politécnico de Tomar, com um encontro que tinha como objetivo a “Troca de práticas sobre implementação de planos de igualdade de género”.
A instituição albicastrense esteve representado pela vice-presidente, Ana Vaz Ferreira, e foi uma oportunidade para apresentar e debater o trabalho do Observatório para a Igualdade da instituição. Este observatório faz o acompanhamento de todas as atividades do Plano de Igualdade de Género do IPCB, com ações que promovem a sensibilização para diversos temas relacionados com a igualdade e inclusão, assim como para a violência no namoro, necessidades especiais, etc. O IPCB conta que procura assim promover a plena integração de todos os membros da comunidade académica, num ambiente de respeito, segurança e empatia pelos outros.
Este encontro foi ainda uma oportunidade de debater este tema e as boas práticas desenvolvidas em instituições de ensino superior, e com os diversos agentes locais.
Da discussão, diz o IPCB, foi possível concluir sobre as dificuldades de implementação de determinadas ações e de medir o impacto das mesmas, no entanto foi realçada a importância de manter as atividades e de continuar a empreender ações que viabilizem uma sociedade ainda mais justa e igualitária num futuro que se quer cada vez mais próximo.