O concelho de Oleiros recebeu o XV Capítulo da Confraria Gastronómica dos Enchidos. O evento incluiu a entronização de seis novos confrades, a atribuição de uma doação de 200€ ao Centro Social Paroquial do Estreito, uma demonstração do processo de confeção do maranho e um almoço de confraternização.
No evento estive presente o vice-presidente da Câmara de Oleiros, destacando que Oleiros é um concelho “com muito para descobrir ao nível da paisagem, das praias fluviais, dos seus percursos pedestres, dos seus produtos endógenos, das suas tradições e da sua rede de artesanato e ofícios.”
Paulo Urbano mencionou ainda alguns dos produtos típicos da região, como o maranho, o cabrito estonado e o vinho Callum, e sublinhou que Oleiros tem uma “grande tradição associada aos enchidos”, que “tinham uma importância fulcral para as famílias, porque era uma forma de conservarem os alimentos”.
O momento contou com a presença de várias confrarias. A Confraria Gastronómica dos Enchidos entregou ainda alguns bens aos Bombeiros Voluntários de Oleiros.