No âmbito do programa de Mentorias previsto no projeto REVUP do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco -, que visa a promoção do sucesso e a redução do abandono escolar, um grupo de estudantes de várias licenciaturas participou num conjunto de ações de formação com diferentes temáticas: Metodologias pedagógicas; Gestão de grupos; Plataformas de ensino a distância. Esta formação teve como objetivo dotá-los de competências básicas para o desenvolvimento do seu trabalho como mentores.
Esta iniciativa, diz o IPCB, tem dois destinatários, os estudantes do 1º ano que podem beneficiar da experiência dos seus colegas, tanto académica como pessoal; e os mentores que têm assim oportunidade de cultivar o seu espírito de voluntariado e de serviço pelo outro.
Assim, durante duas semanas, os voluntários a mentores aprenderam um conjunto de conteúdos que os vai ajudar a enfrentar melhor este desafio que se propuseram enfrentar com coragem e altruísmo, pensando no bem-estar dos seus colegas.
A mentoria é uma atividade voluntária por parte dos estudantes de anos mais avançados que ambiciona contribuir para uma melhor integração na academia dos estudantes do 1ºano, abrindo a porta para um espaço de partilha de experiências e para a criação de uma rede de apoio psicológico que poderá fazer a diferença na vida dos novos estudantes.