O proencense Sérgio Catarino, atualmente a residir na ilha da Madeira, onde é enfermeiro de urgência no Hospital Central do Funchal, conquistou a 3ª edição da Lisboa Backyard Ultra, realizado no Parque Florestal de Monsanto. A prova terminou 26 horas depois para o atleta depois de todos os seus adversários terem desistido.
Para o atleta, a vitória é ainda mais significativa, uma vez que esta é a primeira vez que sobe ao 1º lugar do pódio em provas de Endurance, feito que procurava alcançar desde sempre. Sérgio Catarino confessou que “foi maravilhoso”.
O atleta proencense confessa que, apesar de ter alcançado a vitória final, não cumpriu todos os seus pressupostos iniciais, pois “tinha como objetivo chegar às 30 voltas, para bater o meu recorde pessoal, que é de 29 voltas. Ainda assim, fiz 26 horas e bati o recorde da Backyard Lisboa, que estava fixado nas 23 horas”.
O corredor natural de Proença-a-Nova enaltece ainda mais esta vitória, lembrando os tempos de escola, em que, segundo o próprio “era sempre o último a ser escolhido e que ficava em último no corta-mato. Isso torna ainda mais marcante esta vitória a título pessoal”, frisando a importância da consistência e dedicação, tanto no treino, como em competição.