A Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, recebe a 16ª edição da Festa do Cinema Italiano, com a exibição em antestreia nacional de um documentário de Gianfranco Rosi sobre as viagens do Papa Francisco e do filme “A Estranha Comédia da Vida”, de Roberto Andò, a decorrer esta 6ªfeira e sábado, 28 e 29 de abril.
Esta é a primeira vez que Vila Velha de Ródão se associa à Festa do Cinema Italiano, um evento que este ano apresenta mais de 50 filmes italianos, muitos deles em antestreia nacional, em mais de 20 localidades portuguesas, entre elas, Barreiro, Almada, Penafiel, Coimbra, Setúbal, Beja, Vila Velha de Rodão Aveiro, Porto, Lagos, Évora e Leiria.
Em Vila Velha de Ródão, a iniciativa tem início esta 6ªfeira, 28 de abril, às 19h, com a exibição de “A Viagem de Papa Francisco”, de Gianfranco Rosi, um documentário de dimensões assumidamente existencialistas que cria e multiplica um valioso diálogo entre as viagens do Papa e o estado do nosso mundo.
Já no sábado, às 18h, é exibido o filme “A Estranha Comédia da Vida”, de Roberto Andò, que ficciona como dois cangalheiros sicilianos, Sebastiano e Onofrio, resgatam inesperadamente Luigi Pirandello de uma debilitante crise criativa.
A autarquia refere que a entrada nas duas sessões é livre, mas sujeita a reserva obrigatória de lugares, que deve ser feita no balcão da Casa de Artes e Cultura do Tejo ou através dos contactos de telefone (272 540 314) ou e-mail (cactejo@cm-vvrodao.pt). A Festa do Cinema Italiano é uma iniciativa organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália em Portugal e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa, do MiC Ministero della Cultura e da Cinecittà.