A partir do ano letivo 2024/25, o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão assegura a oferta do Ensino Secundário aos alunos do concelho, o que lhes permite continuarem a estudar nos seus locais de residência e se traduz numa “grande vitória para todos os jovens do concelho” e “assegura a igualdade de oportunidades no acesso a uma educação de qualidade”, como esclarecem a diretora do Agrupamento de Escolas, Sandra Jordão, e o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.
Até agora, recorde-se, Vila Velha de Ródão era um dos poucos concelhos do país e o único do distrito de Castelo Branco a não disponibilizar a oferta do Ensino Secundário, o que obrigava as crianças e jovens que finalizavam o 9º ano a continuar os estudos nos concelhos vizinhos.
Em nota, a diretora do Agrupamento de Escolas considera que “esta é uma grande vitória para todos os jovens do concelho”. Sandra Jordão diz que “a transição do Ensino Básico para o Secundário é sempre difícil, tornando-se ainda mais difícil quando os alunos se veem obrigados a mudar de escola e localidade”. A diretora explica que “a distância e o tempo necessário para realizar a viagem até aos agrupamentos onde lhes oferecem o Ensino Secundário, quase sempre localizados na sede de distrito (Castelo Branco), obriga os alunos a sair mais cedo de casa e a regressar mais tarde, logo o tempo disponível para o estudo é menor e o cansaço é maior, situação que compromete o seu sucesso e qualidade de sucesso”.
Já o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão revela que “face ao aumento da população entre os 0 e os 14 anos registada nos Censos 2021 e à consolidação do crescimento do número de alunos a frequentar o Agrupamentos de Escolas de Vila Velha de Ródão desde o ano letivo 2017/18, em nome da igualdade de oportunidades no acesso à educação de qualidade, esta era uma exigência à qual o Ministério da Educação não podia deixar de dar resposta e que vem ao encontro dos esforços feitos pela autarquia para fixar a população no concelho”. Luís Pereira mostra-se satisfeito por ver juntar ao desenvolvimento económico, o desenvolvimento social e cultural.
A oferta vai iniciar-se no próximo ano letivo com uma turma mista de cerca de 25 alunos dos cursos de Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades e será alargada ao 11º ano em 2025/26 e ao 12º ano em 2026/27.
A diretora do Agrupamento de Escolas acrescenta que “dado que o concelho possui um tecido empresarial muito interessante, vamos continuar a lutar para também oferecer o Ensino Profissional, uma necessidade identificada entre as áreas prioritárias no relatório final da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa de novembro de 2023”. Sandra Jordão agradece aos colegas de direção e ao executivo da Câmara de Vila Velha de Ródão o apoio dado para a concretização desta medida.