No âmbito da aprovação do CTeSP – Curso Técnico Superior Profissional – em Hotelaria e Turismo a funcionar em Vila de Rei, o presidente do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – António Fernandes, deslocou-se a Vila de Rei para uma reunião preparatória com o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Aires. Esteve também presente João Renato Sebastião, subdiretor a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, bem como outros docentes da área do Curso.
A instituição albicastrense refere que a definição de estratégias de implementação, a alocação de recursos, o estabelecimento de parcerias locais, e o funcionamento do novo CTeSP aprovado pela Direção-Geral do Ensino Superior, foram alguns dos temas abordados na reunião.
Para o presidente do IPCB, “a aprovação e implementação do CTeSP em Hotelaria e Turismo em Vila de Rei, é um exemplo concreto de como o estabelecimento de parcerias pode não só fomentar o alargamento do ensino superior nos territórios, aproximando as pessoas e empresas da academia, como também contribuir para a coesão social, desenvolvimento territorial, crescimento económico e a valorização dos recursos locais, beneficiando tanto a população quanto a região como um todo”.
A colaboração entre o Politécnico de Castelo Branco e a Câmara de Vila de Rei na lecionação do novo CTeSP, marca um passo significativo no desenvolvimento territorial e educacional da região, aumentando a equidade no acesso à educação, permitindo que mais interessados, independentemente de sua condição socioeconómica, possam prosseguir estudos superiores.
De recordar que os estudantes que frequentem o novo CTeSP em Vila de Rei, terão acesso a diversas vantagens, tais como residência e transporte intra-concelhio gratuitos.
Ministrado pela Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, o curso funcionará nas instalações do Centro de Instalação de Empresas e Serviços de Vila de Rei, podendo ainda existir a possibilidade de lecionação do novo CTeSP na ESGIN. As candidaturas estão abertas, exclusivamente online.