A Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão recebeu a terceira reunião pública descentralizada do ano do executivo da Câmara de Vila Velha de Ródão, uma iniciativa que decorre anualmente em cada uma das quatro freguesias do concelho e visa aproximar os eleitos dos munícipes, de modo a ouvir os seus problemas e preocupações.
De entre os temas abordados durante o período de intervenção dos munícipes destacou-se o pedido de uma munícipe na colocação de um multibanco na freguesia, uma ambição já com alguns anos, diz a autarquia em nota.
Em resposta, o presidente do Câmara de Vila Velha de Ródão afirmou que a solução para este pedido não passa pela autarquia, e deu conta das reuniões que tem mantido com entidades bancárias, que não têm mostrado interesse na colocação da máquina.
Luís Pereira afirmou que inclusive a autarquia já tinha proposto a aquisição por parte da autarquia, da máquina multibanco, tendo sido informado que tal não era possível.
O autarca acrescentou que não se chega a acordo com as entidades bancárias e reforçou que “não se trata de má vontade da câmara em pagar e instalar o serviço, mas as agências bancárias, mesmo com todas as ajudas da autarquia, não estão interessadas em instalar mais caixas multibanco”, reconhecendo a importância que isso tem para os habitantes das freguesias e o transtorno causado com a ausência desse serviço.
Alguns munícipes mostraram também a sua preocupação com a existência de casas degradadas e a falta de habitação nas freguesias. O presidente da Câmara recordou que esse não é um problema só do concelho, trata-se de um problema nacional, no entanto lembra o esforço que a autarquia tem feito para combater esse flagelo, e criar condições para que novas famílias se instalem no concelho.
O autarca deu conta que esse esforço continua e que tem tomado algumas medidas para colmatar esse problema.
No que respeita aos assuntos elencados na ordem de trabalhos da reunião do executivo, sendo esta a primeira reunião após a realização de mais uma edição da Feira dos Sabores do Tejo, o presidente da Câmara Municipal aproveitou a ocasião para deixar uma palavra de “apreço e reconhecimento do trabalho a todos os envolvidos na organização, cujo profissionalismo prestigia o concelho”. O autarca fez também referencia ao falecimento do Mestre Cargaleiro.