O SEMPRE – Movimento Independente criticou a autarquia de Castelo Branco pela falta de concretização do projeto apresentado na campanha autárquica, naquele que é o terceiro ano de mandato de Leopoldo Rodrigues.
Em conferência de imprensa, os vereadores da oposição voltaram a apresentar um conjunto de dados, dizendo que não há estabilidade na governação socialista, afirmando que “continua a gastar muito e a fazer pouco”.
Luís Correia, Jorge Pio e Ana Ferreira começaram por dizer que o atual executivo “tem-se caracterizado pelo seu desempenho negativo na execução dos orçamentos dos anos transatos” e lembraram “também a acumulação de resultados líquidos negativos muito substanciais”.
Na ocasião, os vereadores referiram que, no papel de oposição, estão muito atentos à execução do orçamento.
Jorge Pio disse que passados seis meses de 2024, o orçamento inicial para este ano já sofreu duas revisões orçamentais.
O vereador do SEMPRE revelou que houve aumento das despesas de capital (investimentos), mas até 20 de junho, apenas 15% foi executado. E quanto ao Plano Plurianual de Investimento de 2024, apenas 14,02% corresponde à execução.
Jorge Pio afirmou que “estamos a meio do ano e podemos confirmar que este Executivo continua a não concretizar”.
O SEMPRE recordou que, no momento de aprovação do orçamento, havia alertado pela diminuição das despesas sem grande justificação.
Jorge Pio continuou e acrescentou que as despesas correntes já aumentaram praticamente 10%, face às previsões iniciais. A terminar, o vereador da oposição disse que “isto acontece porque não há capacidade, não há orientação e falta uma estratégia de suporte à sua ação. Afinal, o novo impulso apenas resulta em estagnação”
Ricardo Pires Coelho