O projeto “Educação Física Connect” é o vencedor da 20ª edição regional do Poliempreende no IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco -, e vai representar a instituição na fase do nacional do concurso, entre 2 e 5 de setembro na Universidade da Madeira, lado a lado com os galardoados de cada uma das duas dezenas de entidades participantes na competição destinada a premiar o empreendedorismo no ensino superior politécnico.
Apresentado por Afonso Diniz, estudante da Escola Superior de Educação, de Castelo Branco, o projeto consiste numa aplicação inovadora, ainda em desenvolvimento, destinada ao planeamento e gestão de aulas e treinos. A disponibilizar como aplicativo móvel nas plataformas Android e iOS e em simultâneo na Internet, trata-se de uma solução completa para professores, escolas, treinadores e clubes ao facilitar o planeamento de aulas com um modelo de drag and drop, incluir um banco de dados compartilhado de exercícios, ou permitir o controlo de assiduidade, comportamento, avaliações e registos físicos. O serviço inclui um fórum para perguntas e sugestões, relatórios detalhados de desempenho dos alunos, e planeamento de treinamento para vários desportos, explica o IPCB. O prémio atribuído tem o valor de 2.000€.
O júri, constituído por Nuno Caseiro (IPCB), Lina Gomes (Fundação Santander Portugal), João Carvalhinho (Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa) e Pedro Agapito (Pedro Agapito Seguros), atribuiu o segundo lugar ao projeto “Mãos Amigas”, o qual consiste na criação de caixas com bens essenciais, nomeadamente alimentares e de higiene. Preenchido um questionário com todos os produtos disponíveis para aquisição, estes são selecionados, organizados e entregues na casa de cada pessoa. Apresentada por Inês Figueiredo, Juliana Alves e Lara Neto, também estudantes da Escola Superior de Educação, a ideia de negócio, vocacionada para implementação em zonas mais isoladas e remotas, vai receber um prémio no valor de 1.500€.