O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – realizou uma visita à ilha de São Tomé e Príncipe com o objetivo de fortalecer as parcerias existentes na área da educação. A visita teve dois objetivos, estreitar as relações com a Universidade de São Tomé e Príncipe, e com a Direção Geral do Hotelaria e Turismo, conta a instituição albicastrense.
O presidente do IPCB, António Fernandes, acompanhado pelos docentes Ricardo Martins e Marta Félix, reuniu-se com os dirigentes da Universidade de São Tomé e Príncipe para definir ações futuras no âmbito do protocolo vigente entre as duas instituições, incluindo as três adendas assinadas há um ano.
As adendas celebradas incluem a concepção e lecionação conjunta de uma licenciatura em Engenharia Civil na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de São Tomé e Príncipe e um Curso Técnico Superior Profissional em Automação e Manutenção Industrial, também ministrado em ambas as instituições. As adendas incluem também a possibilidade da implementação e viabilização da mobilidade de estudantes finalistas do Instituto Superior de Ciências da Saúde Vitor Sá Machado da Universidade de São Tomé e Príncipe para a realização de estágios de Fisioterapia na Clínica Pedagógica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, de Castelo Branco. No âmbito da Direção Geral de Hotelaria e Turismo, o presidente do IPCB teve ainda oportunidade de reunir com a Diretora Geral e com o Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo recém criada. Os docentes do IPCB, que acompanham o presidente, irão realizar dois cursos intensivos, de ‘Restauração e Bebidas’ e de ‘Definição de Necessidades de Formação’ para formadores da escola e ativos no mercado de trabalho.