Os vencedores da V edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca, promovido pela Câmara de Proença-a-Nova, foram revelados no final da sessão solene do Dia do Município.
Com o tema do Azeite, esta edição foi a segunda mais concorrida em termos de trabalhos recebidos. No total foram rececionados 117 trabalhos, 52 na categoria poesia e 65 na categoria poesia, revela a autarquia proencense. A maioria dos trabalhos provém de Portugal embora haja uma crescente afluência internacional na participação neste concurso, com o Brasil em segundo lugar, seguido de Espanha, Alemanha, Suíça e França.
Maria de Fátima Marinho foi a vencedora na categoria de prosa, com o conto “Azeite para uma lâmpada de terracota” e Nuno de Sousa foi o vencedor na categoria poesia, com a obra “O cantar da bruma dourada”.
O júri decidiu ainda atribuir duas menções honrosas, uma em cada categoria, a Joana Bela Pereira, contemplada na categoria prosa, e Luís Aguiar, na categoria poesia. Os trabalhos serão editados em livro pelo Município de Proença-a-Nova.