Turmas de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Oleiros destacaram-se como vencedores nacionais e municipais no Concurso Final, competição integrada na iniciativa “No Poupar Está o Ganho”. O projeto de educação financeira foi implementado ao longo de todo o ano letivo, numa parceria entre a CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa – e a Fundação António Cupertino de Miranda, envolvendo 83 turmas e cerca de dois mil alunos da região.
Os mais de 18 mil alunos das 900 turmas a nível nacional que participaram na iniciativa receberam o mesmo desafio, desenvolver um trabalho que unisse a criatividade aos conhecimentos em literacia financeira adquiridos ao longo do ano com este projeto, explica a CIM.
Como resultado, turmas de todo o país abordaram temáticas como a poupança, os seguros ou a economia circular, usando jogos, vídeos, livros digitais e outras expressões artísticas, como música, dança ou teatro.
Entre os melhores trabalhos a nível nacional, destacou-se uma turma de Oleiros. O 8ºA da Escola Básica e Secundária Padre António de Andrade alcançou o 1º lugar do 3º ciclo com o projeto “Poupança na nossa vida”, um noticiário onde a turma saiu em reportagem para entrevistar outros alunos e professores sobre educação financeira.
Houve ainda duas turmas vencedoras a nível municipal na CIMBB, sendo elas, o 3ºA da Escola Básica de Alcains, em Castelo Branco; e 7ºD da Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro, em Idanha-a-Nova. O Concurso Final é o maior momento anual de competição interturmas do “No Poupar Está o Ganho”.