A iniciativa “50 anos de Democracia em Portugal: Diálogos sobre o Futuro”, no âmbito das comemorações municipais dos 50 anos do 25 de abril, decorreu na ESGIN – Escola Superior de Gestão – de Idanha-a-Nova, com as presenças de António José Seguro, natural de Penamacor, político e professor universitário; Fernanda Gabriel, natural de Monsanto, jornalista e presidente da Casa da Europa em Estrasburgo; e Rui Gomes, jornalista, natural de Medelim, que moderou a conversa. Também estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, e o diretor da ESGIN, José Pedro Sousa.
Promovido pela autarquia local, em nota é referido que esta sessão pretender contribuir para uma maior intervenção cívica dos cidadãos, nomeadamente jovens e estudantes. Assim, os intervenientes falaram sobre a sua vida antes do 25 de abril de 1975, bem como sobre o quotidiano naquela altura nesta região, de onde são naturais.
Os convidados falaram das “portas que abril abriu” e das oportunidades e “elevadores socias” que abril fez abrotar. Ainda assim, concluíram que falta cumprir abril na sua totalidade, em particular num interior por vezes esquecido. Mas como abril é de todos e de todos depende, os intervenientes fizeram um apelo aos cidadãos para que elevem os valores da democracia de forma a construirmos uma sociedade cada vez mais justa, coesa e igualitária.