Com 28 anos de existência que marcam a evolução da Internet em Portugal, o SAPO alcançou em 2023 uma maior performance da sua Homepage, reforçando a sua relevância na agregação, produção e curadoria de conteúdos e ativos digitais em Portugal.
Os números com que a marca encerrou o balanço do ano revelam um expressivo salto, determinado pela diversificação do ecossistema de parceiros, pela oferta de novos serviços e produtos e pelo lançamento de uma nova Homepage, como é referido em nota.
Já este ano, mas fruto deste caminho feito de consolidação, o SAPO volta a mostrar por que é o site português mais visitado, ao receber o Prémio Marca Recomendada 2024, distinção que resulta do nível de reputação conquistado junto dos consumidores e expresso no Portal da Queixa.
Para trás, 2023 ficou marcado por uma profunda reconfiguração e modernização da Homepage. O resultado foi uma melhoria significativa na experiência de utilização, de que é exemplo o carregamento de página, que dura agora, em média, 100 milissegundos, em linha com as melhores performances internacionais.
Pela capacidade de responder à evolução das necessidades dos utilizadores e com o aumento da rentabilidade da sua porta de entrada, o SAPO fechou o ano com mais de 1.3 mil milhões de pageviews na sua Homepage e uma média mensal de 3.5 milhões de utilizadores.
Em 2023, foram dinamizados, nas diferentes áreas do portal SAPO, mais de 1.2 milhões de destaques e mais de 500 notícias por dia, representando um crescimento de 10% face ao ano anterior, num ecossistema que concentra cerca de 150 parceiros de referência nacionais, locais e internacionais. A Rádio Castelo Branco é dos órgãos de comunicação social parceira desta ação.
No topo da pirâmide dos temas mais lidos em 2023, estão as notícias relacionadas com a Guerra em Gaza e a invasão da Ucrânia pela Rússia, o ataque ao Centro Ismaili de Lisboa, a demissão do Primeiro-Ministro António Costa, a aplicação do IVA zero em bens essenciais e a morte do ator e encenador Luís Aleluia.
Ainda de acordo com os dados da Altice, sendo absolutamente transversal no seu alcance, o SAPO serviu, em 2023, uma audiência equilibrada entre mulheres (49%) e homens (51%) e com uma configuração etária aproximada à da população portuguesa (8% de utilizadores no segmento 18 a 24 anos; 12% dos 24 aos 34 anos; 25% dos 35 aos 44 anos; 23% dos 45 aos 54 anos; 17% dos 55 aos 64 anos; 16% com mais de 65 anos).
O lançamento da sua nova Homepage, que em 2023 se tornou mais próxima, humanizada e interativa, permitiu assim ao SAPO reforçar o seu papel de referência para oferecer, de forma gratuita e em português, o retrato mais atual do país e do mundo.