A Associação Clube BTT Retiro das Adegas organizou o 2º Ultra Maratona “Castraleuca Extreme”, uma prova de bicicletas de todo-o-terreno, aberta a todos os participantes, seja na vertente de competição ou de passeio/lazer.
A associação albicastrense explica que deu assim continuidade à aposta que já tinha feito no ano passado ao organizar um evento exclusivamente orientado por GPS, sem qualquer tipo de marcações de terreno, indo de encontro às crescentes preocupações ambientais.
A escolha para a zona de partida e chegada recaiu novamente no espaço junto às Piscinas Municipais de Castelo Branco, local de onde os ciclistas partiram para três distâncias que foram colocadas à disposição dos participantes: uma Ultra Maratona com 130km, uma Maratona com 80km e uma meia maratona de 45km.
Relativamente aos vencedores de cada distância, a Ultra Maratona foi ganha na vertente masculina por um atleta vindo de Espanha, Jaime Moreno (Yellow TEAM – La Bicicleta), enquanto em femininos venceu Patrícia Arrais (CCDRColmealdaTorre|Starmodular|Porta32). Na Maratona, o vencedor em masculinos foi Carlos Miguel (Btt Gardunha /Quinta Tapada da Ladeira), não tendo havido participantes femininos. Por último, o vencedor da Meia Maratona foi Daniel Craveiro (ABCansado) em masculinos e Irene García Fernández (Club Actitude) em femininos, uma atleta que também veio de Espanha.
A equipa da casa, Retiro das Adegas/Churrasqueira da Quinta, esteve representada por vários atletas. Destacaram-se, na Ultra Maratona por Pedro Pereira que terminou no 2º lugar da geral (1º no escalão Masters B), enquanto na Maratona participaram Daniel Mata em 3º lugar da classificação geral. Por último, Jorge Ribeiro conquistou o 3º lugar da geral na Meia Maratona.
Os responsáveis da Associação afirmar que ficaram satisfeitos pela forma como decorreu o evento que contou com perto de 100 inscritos e juntou na cidade de Castelo Branco atletas vindos de diversos pontos do país e também de Espanha. Dão também conta que os participantes elogiaram a forma agradável como foram recebidos e a beleza dos percursos, que passaram por locais emblemáticos da região, ais como, a Aldeia do Xisto das Sarzedas, a Serra do Muradal e a aldeia das Benquerenças.
A organização manifestou ainda vontade em organizar a 3ª edição no próximo ano.