Castelo Branco vai receber o 1º Encontro Ibérico de Compostagem Descentralizada, entre os dias 29 e 30 de maio, a decorrer no Cine-Teatro Avenida.
Este evento vem no seguimento da comemoração da Semana Internacional da Sensibilização para a Compostagem, assinalada entre 4 a 10 de maio. Assim, a ZERO vai celebrar o lançando o 1° Encontro Ibérico de Compostagem Descentralizada, em parceria com a organização espanhola Composta en Red.
Com a entrada em vigor da obrigatoriedade da recolha seletiva dos biorresíduos, a compostagem comunitária e doméstica tem vindo a ganhar maior relevância, como método complementar de tratamento. A organização refere que a elaboração dos planos municipais para o cumprimento do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos – PERSU 2030 (PAPERSU) tem levado à colocação de metas de tratamento na origem para os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos e municípios, embora sejam muito ambiciosas e difíceis de alcançar, seguindo os atuais modelos de gestão dos resíduos urbanos. Em 2023, em Portugal a separação dos biorresíduos está muito aquém do desejável, sendo que apenas o equivalente a 2% do total dos resíduos urbanos é recolhido seletivamente.
De uma forma global, para Portugal poder alcançar uma estabilidade nas atividades de compostagem e garantir um bom desempenho do sistema, será necessário implementar sistemas de recolha de alta eficiência, com modelos porta-a-porta ou controlo de acesso aos contentores de proximidade (biorresíduos e indiferenciado), promovendo a separação e o correto encaminhamento da fração orgânica para reciclagem (compostagem industrial ou descentralizada).
A participação no 1º Encontro Ibérico de Compostagem Descentralizada é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória.