1ª Etapa do Trilho Internacional dos Apalaches regista grande adesão

1ª Etapa do Trilho Internacional dos Apalaches regista grande adesão

Uma grande moldura humana deu ainda mais cor ao percurso do Trilho Internacional dos Apalaches, entre Estreito e Vilar Barroco, com a realização da 1ª etapa deste trilho internacional, que percorre as duas localidades. O evento foi promovido pelo Município de Oleiros, com o apoio da Junta de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco, da Associação dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, dos Trilhos do Estreito e da Associação Os Cucos do Vilar Barroco.

Perto de uma centena de aventureiros compareceram no ponto de partida, na Junta de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco. Em nota é referido que Paulo Urbano, vice-presidente da Câmara de Oleiros, que acompanhou o grupo em boa parte do percurso, agradeceu a presença de todos os presentes, quer os que estavam de regresso ao Trilho Internacional dos Apalaches, para revisitarem as paisagens da Serra do Muradal, como os que ali estavam para descobrir o trilho pela primeira vez.

A 1ª parte do Trilho dos Apalaches é de dificuldade média/alta, devido às subidas e descidas bastante acentuadas e tem um total de 12km, com passagem por vários pontos de interesse, como o Geosítio do Portelo, a Crista do Zebro ou Ribeira do Vilar. A paragem mais longa foi feita no Miradouro do Zebro, onde o grupo de bombos da Associação Os Cucos de Vilar Barroco recebeu os participantes. Com destino a Vilar Barroco, outro local que encantou os participantes foi o Poço de Fervença e o percurso ao longo dos cursos de água.

A autarquia oleirense conta que o percurso decorreu num ambiente animado e o almoço foi servido no Pavilhão de Vilar Barroco, com a presença dos presidentes da Junta de Freguesia do Estreito-Vilar Barroco e do Orvalho, freguesia onde, previsivelmente em outubro, irá decorrer a 2ª parte do Trilho Internacional dos Apalaches. O GR 38 tem um total de 23km e é percorrido em duas partes.