A 1ª edição do doutoramento em Sustentabilidade Agro-alimentar e Ambiental do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – começa já neste mês de setembro com a primeira turma já constituída. Trata-se do primeiro doutoramento da história do IPCB e será lecionado na Escola Superior Agrária.
Com duração de três anos letivos, este ciclo de estudos oferece quatro especialidades distintas (Ambiente, Alimentar, Agricultura, e Sustentabilidade e Desenvolvimento) e tem por objetivo formar profissionais de elevado nível com competências para apoiar o desenvolvimento de áreas rurais em regiões vulneráveis face às alterações climáticas e socioeconómicas, tais como a região Centro de Portugal.
O IPCB refere que o doutoramento em Sustentabilidade Agro-alimentar e Ambiental surge num contexto de elevada criticidade, em que os problemas de degradação e perda de capacidade produtiva e de geração de rendimentos exigem novas soluções, as quais passam por formar indivíduos com capacidade crítica e de inovação analisem a situação atual, promovam uma visão de desenvolvimento sustentável específica para cada região rural, concebam estratégias e implementem ações que possam reverter a tendência de degradação.
Para o presidente do IPCB, “este Doutoramento em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental assume um papel estratégico para o futuro da região Centro, ao formar especialistas capazes de responder aos desafios das alterações climáticas e socioeconómicas, promovendo o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais”. António Fernandes acrescenta que “o lançamento deste doutoramento reflete o posicionamento estratégico do IPCB enquanto instituição comprometida com a comunidade, disponibilizando formação avançada que responde às necessidades locais.”
De acordo com a Comissão de Avaliação Externa, que analisou o processo de pedido de acreditação do ciclo de estudos em questão, este programa doutoral revela-se inovador e atrativo pelo facto de reunir, numa única formação, três áreas científicas distintas essenciais para uma avaliação integrada e complementar das distintas problemáticas associadas à cadeia alimentar. A sua pluridisciplinaridade permite acolher estudantes de doutoramento com interesses científicos diversos, focados nas estratégias de promoção da sustentabilidade.
O doutoramento em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental é lecionado em associação com a Escola Superior Agrária de Coimbra, a Escola Superior Agrária de Viseu e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, contando ainda com a Escola Superior Agrária de Santarém e com Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade como entidades cooperantes.