18 projetos e ideias do distrito recebem apoio do programa Promove 2024

18 projetos e ideias do distrito recebem apoio do programa Promove 2024

18 projetos e ideias do distrito Castelo Branco vão receber apoio do programa Promove 2024 – O Futuro do Interior, um programa da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Da lista dos vencedores fazem parte 4 projetos de Investigação e Desenvolvimento mobilizadores, 5 projetos-piloto e 9 ideias inovadoras. Os projetos apoiados repartem a sua operacionalização em 5 concelhos do distrito de Castelo Branco. Na vertente de ideias, dirigida a estudantes do ensino superior, a região regista 9 equipas selecionadas, sendo todas elas da Universidade da Beira Interior, como é referido em nota.

Quanto a projetos de Investigação e Desenvolvimento mobilizadores e projetos-piloto, três são da Covilhã, dois de Castelo Branco e de Idanha-a-Nova e um do Fundão e Sertã.

Saiba quais são os projetos e ideias do distrito:

NaturText – Valorização de desperdícios agroflorestais do interior de Portugal para funcionalização têxtil

Promotor: Universidade do Minho – Centro de Engenharia Biológica (Braga)

Domínio temático: Novas culturas e produtos naturais

Região e município: Centro – Covilhã

O projeto visa valorizar desperdícios agroflorestais e subprodutos silvícolas e frutícolas de espécies subvalorizadas das regiões do interior de Portugal. Utilizando a química verde, emprega solventes eutécticos naturais para extrair compostos bioativos e pigmentos de espécies como o carvalho (Quercus spp.) e de árvores de fruto como a amendoeira, a cerejeira, a oliveira e o mirtilo.

Promoção da proteção e preservação da biodiversidade reduzindo a poluição luminosa

Promotor: CISE – Electromechatronic Systems Research Centre – Universidade da Beira Interior

Domínio temático: Parques e reservas naturais

Região e município: Centro – Covilhã

O projeto visa desenvolver um sistema de iluminação de espaços públicos inteligente, com funcionalidades compatíveis com a limitação da poluição luminosa, tendo em vista a preservação da natureza e da biodiversidade em áreas naturais integradas no Geopark Estrela.

OLIVOTEC- Valorização Tecnológica de Azeites de Territórios do Interior de Portugal

Promotor: LEAF – Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food – Instituto Superior de Agronomia

Domínio temático: Novas culturas e produtos naturais

Região e município: Centro – Castelo Branco

O projeto visa desenvolver, promover e valorizar produtos do olival para o mercado nacional e internacional, com destaque para a diversificação de azeites virgem extra/premium, com propriedades de saúde reconhecidas.

TERRASAFE.PT – TErrestrial Resilience & RestorAtion Strategies to combat dEsertification in PorTugal

Promotor: Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) – Universidade de Aveiro

Domínio temático: Novas culturas e produtos naturais

Região e município: Centro – Idanha-a-Nova

O projeto visa capacitar as comunidades locais com ferramentas de combate à desertificação, disponibilizando soluções inovadoras sustentáveis para diminuir a degradação do solo e aumentar a disponibilidade hídrica em áreas vulneráveis de Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Nisa.

PROJETOS PILOTO INOVADORES

AquaClean – Monitorização e remoção de disruptores endócrinos em águas superficiais

Promotor: CICS-UBI – Centro de Investigação em Ciências da Saúde

Domínio temático: Prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e gestão eficiente dos recursos

Região e município: Centro – Covilhã

Este projeto tem por objetivo monitorizar os disruptores endócrinos (EDCs) em águas superficiais a montante das estações de tratamento de água para abastecimento público e implementar tecnologias inovadoras para mitigar o respetivo impacto na saúde e promover a economia circular através da.

MEP VISIT

Promotor: Marques de Aguiar, Arquitectura e Urbanismo, Lda

Domínio temático: Valorização do capital simbólico e da capacidade de reconhecimento internacional

Região e município: Centro – Idanha-a-Nova

O projeto tem como objetivo a implementação de um novo produto turístico de valor acrescentado na região transfronteiriça do centro interior de Portugal, tirando partido do espólio do Museu Experimenta Paisagem (7 obras de arte e 7 trilhos culturais) para a criação de conteúdos de atração turística, de uma infraestrutura digital de suporte a consultas e reservas de visitantes e de materiais de divulgação, assegurando ainda ações de formação e capacitação de guias e campanhas de promoção nacional e internacional.

Sucedâneos de café de bolota: Bioeconomia sustentável para a dinamização do montado (Oakoffee)

Promotor: Landratech, Lda

Domínio temático: Prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e gestão eficiente dos recursos

Região e município: Centro – Castelo Branco

O projeto tem por objetivo revitalizar o montado/dehesa como fonte de matéria-prima para sucedâneos de café, com baixa pegada ecológica e elevado valor nutricional.

NURTURE: Novel Understanding and Research for Transforming Unused Food Resources

Promotor: CFER – Centre for Food Education and Research, Lda

Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial

Região e município: Centro – Fundão

O projeto visa desenvolver um centro de valorização e comercialização de subprodutos e excedentes da agricultura da região de forma a reduzir o desperdício e criar oportunidades para a diversificação de fontes de rendimento dos agricultores, atraindo investimento especializado e novos trabalhadores.

Sustain4est – Desenvolvimento de ferramenta de quantificação da pegada ambiental e pegada de carbono

Promotor: SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta Associação

Domínio temático: Prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e gestão eficiente dos recursos

Região e município: Centro – Sertã

O projeto visa o desenvolvimento de uma ferramenta de monitorização e cálculo da pegada ambiental e pegada de carbono de produtos provenientes de povoamentos florestais e de operações de gestão florestal.