O Centro 2030 – Programa Regional do Centro – tem concurso aberto com uma dotação de 10 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, para financiar investimentos das empresas focados na economia circular.
A CCDR Centro – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – explica que este concurso tem por objetivo apoiar as pequenas e médias empresas em investimentos centrados na reintegração de materiais (resíduos) na produção de novos produtos, no desenvolvimento de novos processos mais ajustados aos princípios da conceção eficiente e sustentável, na redução do consumo de matérias-primas, na adoção de novos modelos de negócio que promovam a circularização, nomeadamente assentes em lógicas “product-as-a-service” ou na adoção de práticas de comércio eletrónico inovadoras que otimizem os circuitos logísticos.
Estes investimentos inserem-se no objetivo do Centro 2030 de promover a transição para uma economia circular e eficiente na utilização dos recursos, apoiando a transformação da estrutura produtiva regional, tornando-a mais eficiente e sustentável, e por essa via também mais competitiva.
Segundo Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, “pretende-se mobilizar as empresas da região para o desafio da circularidade. As estratégias empresariais e as simbioses industriais são um dos principais eixos da Agenda Regional de Economia Circular. Muito trabalho tem sido feito para sensibilizar e mobilizar a região e em particular as entidades públicas. Importa agora agir junto das empresas, criando instrumentos de apoio que lhes permitam dar esse contributo para o futuro da região Centro”.